Seguidores

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dificuldade de Aprendizagem!

Posted by Picasa
A dificuldade de aprendizagem é, muitas vezes, confundida por pais ou professores com uma simples desatenção em sala de aula ou falta de interesse por parte das crianças. Diferente da dislexia, uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, a dificuldade de aprendizagem é um distúrbio gerado por alguns fatores emocionais ou cognitivos, podendo afetar qualquer área do desempenho escolar.
O professor, por estar diariamente no processo educativo, dos saberes escolares, tem maior facilidade para fazer o diagnóstico, mas é imprescindível que os pais ou demais familiares fiquem atentos ao desenvolvimento ou comportamento das crianças para que possam perceber qualquer atitude estranha. Especialistas afirmam que as crianças com dificuldade de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado "normal". Mas tudo isso deve ser analisado por um profissional capacitado, pois nem sempre esses atrasos são decorrentes da síndrome de dificuldade de aprendizagem. É importante levar em conta que cada criança tem um processo diferente de desenvolvimento, cada uma tem o seu tempo.
Para tanto, os profissionais habilitados são o psicólogo, quando a síndrome é gerada por fatores emocionais, e o psicopedagogo quando é gerada por fatores cognitivos. O ideal é fazer um trabalho conjunto entre os profissionais, pais, escola e professores.
As crianças que apresentam essa dificuldade geralmente são desmotivadas e incômodas com as tarefas escolares, pois tem um sentimento de incapacidade, levando à frustração. É comum a orientação dos psicólogos, como uma das formas de trabalho, de valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-estima. O que não pode ser confundido é a dificuldade com falta de vontade de realizar tarefas. Acreditando que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, o ideal é procurar um profissional e receber as orientações.
***

5 comentários:

Everton Domingues disse...

Parabéns pelo novo 'filhote', Sonia. Sempre caprixosa e antenada. Estou aqui com minha bandeira olimpica fincada como amigo e seguidor. Precisando de algo aqui do colega jornalista esportivo, grita.
Voltarei aqui mais vezes...
Bj e sucesso!!!!!

Everton Domingues disse...

Ahhh, estou te twittando, tb.

;o)

chica disse...

Muito importante isso,Sonia!beijos,atrasadinha hoje?rsrschica

Anônimo disse...

Soninha,parabéns pelo novo blog!Gostei demais desse texto,tão esclarecedor,pois muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem e são rotuladas como fracas...Bjs,

Anônimo disse...

Amiga eu tive alunos com dificuldades terríveis de aprendizado,mas aqui, ñ temos o direito de diagnosticar nada.
Percebemos os problemas mas são por muitas vezes ignorado,as vezes temos visitas de psicólogos mas q ñ resolvem nada.A última pergunta q me fizeram é se minha aluna tinha verme!!!Fiquei indignada.
beijos minha linda.

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...