Seguidores

terça-feira, 30 de março de 2010

A Páscoa e os ovos!

Posted by Picasa
Nas culturas pagãs, o ovo era adotado como uma representação da vida. Os gregos, os egípcios e os persas comemoravam a chegada da primavera e da época de colheita com festejos, durante os quais se consumiam ovos cozidos. Nessa época também era muito comum as pessoas darem ovos umas às outras, como presente. Esses ovos eram pintados ou cozidos com alguma erva ou raiz carregada de algum corante natural. O ideal de fertilidade dos pagãos era representado pela imagem de uma mulher (a deusa Ostera, da primavera) que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos.
Com o Concílio de Niceia, em 325 d.C., os clérigos decidiram adaptar algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.
No período medieval, os ovos também eram usados como presente pelos nobres e reis, porém, eram feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.
Os ovos de chocolate surgiram depois, com o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano. Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Conta-se que os primeiros ovos de chocolate surgiram em 1819, com a fábrica do francês François Cailler. Porém, foi somente no século XX que eles começaram a ser comercializados.
***
Fonte: O Vale em revista - Gravataí & Cachoeirinha

3 comentários:

chica disse...

É sempre interessante saber mais!beijos,chica

Verena disse...

Adorei esta postagem!
Aprendí muito
Beijinho carinhoso

Tais Luso de Carvalho disse...

Sonia, ótima a tua explicação. Até agora, como te falei, não sabia o que tinha a ver a 'Morte e Ressurreição de Cristo' com ovos de chocolate e coelhos... E vim ao News! Perfeito, amiga, obrigada.

bjs
tais luso

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...