Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Açúcar pode funcionar como protetor neural:

Posted by Picasa

Composto feito com base em exoesqueletos de camarão repara membranas celulares danificadas.
Danos nas células neurais da medula espinhal podem causar consequências graves, já que o nervo lesionado expele substâncias que podem afetar e destruir áreas saudáveis. Existem algumas terapias para tratar esse problema, porém, sem muito sucesso. Entretanto, estudos realizados pela pesquisadora Youngnam Cho e seus colegas da Universidade Purdue, em West Lafayette, nos Estados Unidos trazem novas esperanças. Eles trabalharam com a quitosana, um composto de açúcar usado para emagrecer, com exoesqueletos de camarão (uma espécie de capa de cobre o corpo desse crustáceo), a quitina. Uma das principais propriedades dessa substância muito usada para o desenvolvimento de cosméticos é ligar-se à gordura.

Para realizar o estudo, os pesquisadores isolaram a medula espinhal das cobaias e a comprimiram ou dilaceraram. Em seguida, observaram como a quitosana age sobre a lesão, ou seja, se o açúcar é capaz de impedir que as células neurais libertem substâncias que compõem radicais livres, destruindo a mitocôndria (fundamental para o processo de respiração celular e para a ocorrência de reações bioquímicas intracelulares). Interessados em saber se a quitosana se ligava às células danificadas, os estudiosos investigaram se as cobaias que tinham a medula espinhal lesionada conseguiam transmitir novamente estímulos ao cérebro, após serem tratadas com o composto.

Os resultados foram surpreendentes: a quitosana não apenas agiu especificamente sobre as áreas danificadas, como também reparou as membranas celulares e impediu o vazamento de substâncias nocivas. Além disso, após 30 minutos houve a retomada de impulsos elétricos no córtex somatosensorial. Os animais não tratados com o composto não se recuperaram. Os pesquisadores estão convencidos de que a união de gorduras pode funcionar como protetor de células neurais.
Fonte:

uol.com.br

4 comentários:

chica disse...

Interessante,Sonia!beijos,chica

Verena disse...

Amiiga,
Muito interessante este post
Aprendí muita coisa com ele
Parabens!
Um beijinho
Verena

Anônimo disse...

Muito legal essa pesquisa!Já pensou quantas pessoas podem ser beneficiadas com ela?Gostei muito!Bjs,

Tais Luso de Carvalho disse...

Pois está aí uma coisa que não sabia... Gosto daqui porque aqui a gente fica sabendo!!
Ótima matperia.

bj grande.
tais luso

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...