Seguidores

terça-feira, 11 de maio de 2010

Alcoolismo:

Posted by Picasa
Alcoolismo: Vício, Delírio e Morte
(*) Lúcia Helena S. De Cicco



......Um motorista embriagado, mesmo que se sinta lúcido, terá seus reflexos psicomotores desorganizados, por isso é um suicida e um criminoso em potencial, ainda que involuntário. O modo como o álcool afeta o comportamento humano varia de indivíduo para indivíduo. Mas pode-se saber as diferentes taxas de concentração de álcool no sangue e os efeitos que ela causa.

......No Brasil as leis de trânsito (Resolução 476 de 1974) consideram dirigir em estado de embriaguez, quando o nível de álcool no sangue (alcoolemia) for igual ou superior a 0,8g/l ou o nível de ar exalado (no bafômetro) for 0,00038g/l.

......A porcentagem de álcool encontrada nas bebidas mais comuns são:


cerveja (baixo teor)
0,2 a 2

cerveja (médio teor)
2 a 4,2

cerveja (alto teor)
4,2 a 7

vinho de mesa
10 a 13

champanhe
10 a 13

licores
18 a 24

compostos
12 a 20

whisky
36 a 24

conhaque
36 a 24

bagaceira
38 a 24

brandy
32 a 40

rum
40 a 41

vodka
40 a 41

gin
40 a 47

tequila
40 a 46

pina colada
24 a 22

pinga
40 a 24 ou mais


......Uma dose aproximadamente de 1 ml/kg de etanol absoluto (92 a 99% etanol) geralmente resulta em níveis no sangue de 100 a 120mg/dl. Uma concentração no sangue entre 120 a 300mg/dl já determina sinais e sintomas.

......Veja na tabela abaixo a comparação de sintomas apresentados por bebedores esporádicos e etilistas crônicos de acordo com a variação das concentrações sangüíneas de etanol:


Concentraçãode etanol (mg/dl)
Bebedores esporádicos
Bebedores crônicos

60
euforia
sem efeitos observados

72
gregário e falante
normalmente sem efeito

100
sem coordenação; legalmente intoxicado
sinais mínimos

122 - 120
descontrole episódico, comportamento liberado
euforia agradável ou início de incoordenação

200 - 220
perda do estado de alerta, letargia
necessidade de esforço para manter controle emocional e motor

300 - 320
topor ou coma
sonolência e letargia

mais de 200
alguns morrerão
coma


......A tabela abaixo relaciona os níveis de etanol sangüíneo e sinais e sintomas de intoxicação:

Nível de etanol sangüíneo
Nível de intoxicação

20mg/dl
leve: diminuição da inibição, leve incoordenação

100mg/dl
leve-moderação: diminuição das reações, alteração das habilidades sensoriais, inabilitado para dirigir

120mg/dl
intoxicação legal: alteração da personalidade, mudança de comportamento

200mg/dl
intoxicação moderada: náusea, vômito, confusão mental, andar cambaleante

300mg/dl
intoxicação moderada - severa: fala arrastada, diminuição sensorial, distúrbios visuais

400mg/dl
severa: hipotermia, hipoglicemia, perda do controle muscular, perda da memória, convulsões

700mg/dl
potencialmente letal: inconsciência, diminuição dos reflexos, falência respiratória, morte


......Portanto, não há nenhuma vantagem em beber e dirigir: isso não prova a habilidade de ninguém, pode apenas comprovar a ignorância sobre os efeitos do álcool no organismo. Como os centros cerebrais do julgamento lógico são os primeiros a serem afetados pelas bebidas, uma pessoa que bebe quase sempre pensa estar agindo mais sobriamente do que na realidade está.

A Famosa Ressaca

......A palavra ressaca é usada para descrever diferentes efeitos posteriores da ingestão de bebidas alcoólicas. O mais comum deles é a dor de cabeça. A maioria das dores de cabeça de ressaca é talvez causada pelo abuso de fumo que geralmente acompanha as noitadas alegres e pelo fato de que os locais em que se bebe são freqüentemente pouco ventilados e cheios de fumaça.

......O segundo componente de uma ressaca é o enjôo, o estômago embrulhado. Sua causa é a irritação do revestimento do estômago provocada pelo álcool. Esse efeito pode reduzido se a pessoa come durante ou antes de começar a beber. Os alimentos apenas diluem as bebidas, tornando-as menos irritantes para o estômago, como também atrasam a absorção do álcool na corrente sangüínea.

Mas, quase sempre, uma ressaca é uma combinação de dor de cabeça, náuseas, tontura, letargia (sono profundo) e sensação de estar boiando a uns 12 centímetros do solo. A maioria desses sintomas resulta da desidratação.

......O corpo torna-se desidratado depois de uma bebedeira porque o álcool é diurético: estimula os rins a filtrarem a água do sangue. ......Assim, uma pessoa que bebe elimina mais água na urina do que a quantidade que ingere. Se uma pessoa toma 3 litros de cerveja durante uma noite, ela urina mais de 3 litros de água. Na manhã seguinte seu corpo estará desidratado e o engrossamento do fluido sangüíneo terá ampliado a concentração de vários sais minerais.

......Para preveni-los o melhor meio é tomar um litro de água antes de ir para a cama, tomar um remédio para dor de cabeça - de preferência numa forma solúvel para não irritar o estômago. Também ajuda a ingestão de vitamina C, de sucos de tomate ou limonadas, de ostras com limão, etc..

As Conseqüências Drásticas do Alcoolismo

......Os principais sintomas do alcoolismo são a deterioração psicológica e física do viciado. À medida que a deterioração psicológica avança, o indivíduo vai perdendo sua capacidade mental, torna-se descuidado e impontual e não pode concentrar-se suficientemente para terminar um trabalho que não gosta de fazer.

......A deterioração física freqüentemente começa por tornar gordo e flácido o alcoólatra, mas, nos últimos estágios da doença, ele pode perder peso rapidamente, devido à subnutrição e dos efeitos do álcool no fígado. Quanto mais álcool é ingerido, mais irritado se torna o revestimento do estômago e dos intestinos, as células do fígado morrem e são substituídas por um tecido fibroso (cirrose hepática), e a nutrição inadequada pode afetar os músculos cardíacos e os nervos dos braços e pernas. Além disso, como sua resistência orgânica é enfraquecida pelo álcool, os alcoólatras tendem à pneumonia e à tuberculose e a qualquer outro tipo de infecção.

......Talvez o mais conhecido dos sintomas do alcoolismo seja o delirium tremens - uma série de alterações agudas e subagudas que ocorrem nos alcoólatras crônicos. Começa com agitação e insônia e se desenvolve em delírio depois de um ou dois dias. Seus sinais mais terríveis são as alucinações que freqüentemente tomam a forma de animais, dos quais a vítima tenta fugir.

......O único tratamento realmente efetivo para o alcoolismo é fazer com que o viciado deixe de beber. Os métodos clínicos incluem drogas que, quando ingeridas, provocam no viciado aversão ao álcool. Mas o sucesso dos tratamentos depende muito da decisão do alcoólatra em deixar o vício. Unicamente uma questão de força de vontade que médicos clínicos e psiquiatras podem ajudar.

(*) Lúcia Helena Salvetti De Cicco é editora chefe do Saúde e Vida on Line

......Informações fornecidas pelo Centro de Controle de Intoxicações da Unicamp

6 comentários:

chica disse...

Um artigo pra ser lido atentamente pelos que bebem...A irresponsabilidade anda grande!beijos,chica

Verena disse...

Amiga querida,
Para mim, o alcoolismo é uma das piores doenças...
Um beijinho carinhoso
Verena.

Anônimo disse...

Sônia, o alcoolismo é uma desgraça.
Meu Deus, ainda bem que eu não gosto de beber.Olha, se eu bebo duas taças de vinho eu já fico no ponto, mas não para dirigir e sim mais "animadinha". rss
Eu sou muito fraca pra bebida, eu prefiro sucos, refrigerantes e água de coco, ah, essa então eu adoro, eu bebo todos os dias.
Beijos

Obs: Nossa, eu já vi a minha irmã terminar um casamento, porque o seu companheiro bebia muito. Foi um pesadelo para toda família.

Anônimo disse...

Soninha,é mesmo muito triste esse vicio que afeta não só o usuario mas toda sua familia.Excelente seu artigo!Bjs,

Anônimo disse...

Bebida ñ me atrai muito,aindo topo um vinhozinho mas nem penso em dirigir.
Bela postagem minha amiga.

Tais Luso de Carvalho disse...

Sonia, este teu artigo tem tudo de utilidade pública e saúde pública! Coisa bem boa eu não gostar alcool; olhe só quantos inconvenientes...Quem bebe, tem em mente beber pouquinho, mas sempre sai da medida, sem querer, ainda mais com os amigos, jogando conversa fora, numa noite legal.

beijos
Tais Luso

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...