Seguidores

domingo, 23 de maio de 2010

O lazer de ontem e de hoje!

Animated
Quando se fala nas opções de lazer de algumas décadas atrás, logo imagina-se crianças correndo pelas ruas, jovens sentados num banco de praça ou dançando músicas lentas de bailes promovidos por clubes de prestígio na sociedade, e os adultos se divertindo ao longo da noite com as canções entoadas pelos seresteiros. Porém, os anos passaram, e as relações tornaram-se mais individualistas, com um ar de modernidade ‘hi-tech, modificando o modo de entreterimento.

Essa mudança gerou várias conseqüências para a saúde e comportamento da população. Se antes os infantes passavam o tempo livre jogando futebol, hoje eles ficam horas em frente a aparelhos eletrônicos. Não é difícil de compreender o aumento do número de obesos entre as crianças. Os jovens abandonaram as músicas calmas e deram preferência às festas ‘rave’, onde o uso de drogas é nítido. Por sua vez, os adultos dispõem de menos tempo a cada ano que passa para as horas de lazer, elevando o nível de estresse e enfraquecendo as suas relações sociais.

A partir desse quadro, percebe-se que apesar da enorme variedade de opções de entretenimento existente hoje, a parcela da população que pode usufruir desse padrão de lazer se dirige para um isolamento e graves problemas de saúde, enquanto ainda é possível observar opções de diversão mais integradoras e saudáveis em periferias e pequenas cidades.

A solução no entanto não está em voltar ao passado e lançar mão de shoppings, iPod’s, ou boates. O correto seria avaliar-se até que ponto se está sendo um ser sociável, praticando atividades físicas e, obviamente, descontraindo e eliminando o cansaço de modo salutar.

--------------------------------------------------------------------------------
Doriana Albuquerque

2 comentários:

Anônimo disse...

Soninha,um artigo muito bom que nos leva a refletir sobre nosso modo de vida e de nossos filhos!Parabéns pela escolha do texto!Bjs,

Verena disse...

Amiga querida,
Ótimo post!
É isso aí...
Um grande beijo
Verena

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...