Seguidores

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um dia especial: 20 de setembro


"Hoje é considerado o dia do gaúcho porque relembra o 20 de setembro de 1835, quando a Revolução Farroupilha começou.
A Revolução Farroupilha foi um conflito que durou 10 anos e do qual surgiram princípios sociais, políticos, econômicos e culturais que ainda regem a sociedade gaúcha.
É por isso que, até hoje, o 20 de setembro é feriado em todo o Rio Grande do Sul.
É o dia de participar de festejos, tomar chimarrão, comer churrasco* e se orgulhar de ser gaúcho."
(Jornal Zero Hora)
*Tenho orgulho de ser gaúcha e não me imagino morando noutro lugar, mas há tradições gaúchas das quais discordo totalmente: churrasco e atividades com animais como, por exemplo, cavalgadas cansativas pelo litoral, domas, rodeios etc.



Indumentária gaúcha


ORAÇÃO DO GAÚCHO

 D. Luiz Felipe de Nadal, bispo de Uruguaiana 

 "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença do Patrão Celestial. Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu, a força e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu. Ouve, Patrão Celeste, a oração que te faço ao romper da madrugada e ao descambar do Sol: "Tomara que todo o mundo seja como irmão ! Ajuda-me a perdoar as afrontar e não fazer aos outros o que não quero para mim". Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira a fora... Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro... mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito ! Ajuda-me, Virgem Maria, Primeira Prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou dizer meu Deus, mas somente para ti, que tua vontade leva a minha de cabresto pra todo o sempre e até a querência do Céu. Amém."









2 comentários:

Toninho disse...

Linda homenagem Soninha.
Um povo e sua historia de lutas e glorias.
Parabens Soninha.
Abraços.
Bjo.

Anne Lieri disse...

Soninha,adorei a homenagem aos gauchos!Vcs são um povo maravilhoso!bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...