Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sabonete líquido pode prejudicar a saúde



Por Carol Castro

A ciência está na cola do sabonete líquido. Por trás daquele cheiro inocente, existe um inimigo em potencial: o triclosan, uma substância bactericida. E, segundo uma nova pesquisa, esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.
Depois de encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, cientistas americanos decidiram investigar os possíveis riscos. Aí sobrou para os ratos. Expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg), os bichos apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular.
Os pesquisadores ainda não sabem qual grau de exposição seria necessário para haver algum efeito negativo em nós – nem se realmente poderia dar algum problema -, mas já acham alertar para o perigo. “Em pacientes com insuficiência cardíaca, triclosan poderia ter efeitos significativos, já que é muito usado”, diz Nipavan Chiamviomnvat, um dos autores da pesquisa. “No entanto, sem outros estudos, seria difícil distinguir entre um progresso natural da doença e um fator ambiental, como o triclosan”.
O pior é que se esses efeitos negativos forem mesmo confirmados, a gente vai precisar rever a compra de vários outros produtos: sabonete, pastas de dentes, desodorantes, enxaguatório bucal também tem triclosan.
É, como diria um leitor, num outro post: viver te deixa doente. Melhor levar sem crise.

Fonte: Revista SUPERINTERESSANTE



Um comentário:

Anne Lieri disse...

Vamos morrer da cura,como dizia meu avô!...rss...o principal é ver se esses produtos não usam animais em seus testes!bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...