Seguidores

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Excesso de peso pode causar câncer


Se você já não aguenta mais escutar que se alimentar bem é uma questão, não só de corpo, mas também de saúde, pode se acostumar. Estudos recentes mostraram que o excesso de peso pode causar, além de problemas cardíacos, diabetes e hipertensão, a doença mais temida do século: o câncer.

Não por acaso, este foi o tema da campanha da União Internacional contra o Câncer deste ano. De acordo com especialistas, o mais importante é prevenir e combater a obesidade infantil, pois este é o jeito mais seguro de erradicar o aparecimento de substâncias que estimulam o surgimento de células precursoras de um tumor na fase adulta.

O que acontece é que o tecido gorduroso produz fatores inflamatórios que, em abundância, favorecem a transformação de células saudáveis em cancerosas. Para prevenir o problema, a receita é muito simples: um cardápio equilibrado e um programa eficiente de atividade física.

E se você não gosta de alimentos naturais... Os nutrientes presentes em verduras, legumes e frutas não são apenas ótimos para a dieta, mas também atuam na prevenção do câncer. O licopeno do tomate e o betacaroteno do mamão e da cenoura são alguns exemplos destes nutrientes milagrosos, que têm ação antioxidante, ou seja, anulam os radicais livres que danificam o DNA das células.

Cânceres causados pelo excesso de peso:

Câncer de esôfago
Câncer de endométrio — o tecido que reveste o útero
Câncer de rim
Câncer de vesícula
Câncer de mama após a menopausa
Câncer de pâncreas
Câncer colorretal

Encontrei aqui:
http://suadieta.uol.com.br/

Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Sônia, gostei desta matéria, mas o que se vê é cada vez mais a indústria dos alimentos oferecendo tudo o que vai contra à nossa saúde. Então os obesos estão assim: de um lado um setor empurrando refrigerantes, e comidas industrializadas; do outro oferecendo tudo que é possível em grãos, legumes, frutas etc. E para eles que comem errado e que naturalmente têm outros problemas a serem tratados, fica difícil tomar uma decisão. Há de se curar o doente, depois a doença. Acredito que juntamente ao vício de comer mal, há um disturbio emocional a ser tratado.

beijos
tais luso

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...