Seguidores

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como ajudar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica no Brasil


Por Rennan A. Julio

Muito além do balde de gelo: como ajudar as pessoas que sofrem com o ELA no Brasil

Despontando como a atividade mais comentada das redes sociais nas últimas semanas, o “The Ice Bucket Challenge” (ou Desafio do Balde D’Água) foi criado pela ALS Association, uma associação que busca tratamentos para a Esclerose lateral Amiotrófica. Com o propósito de angariar fundos, a campanha se tornou viral e mais de 12 milhões de dólares já foram doados desde o começo do projeto, em julho.
“Doe 100 dólares ou jogue um balde cheio d’água na sua cabeça” é o desafio, que já contou com a participação de Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jennifer Lopez. Ganhando força no Brasil, depois de ser passada pelo Instituto Paulo Gontijo e pela Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica, o projeto já ganhou a atenção de celebridades como Neymar Jr., Luciano Huck e Preta Gil.

Ainda sem cura, a ELA – que ficou mais conhecida como “Doença de Lou Gherig” – é uma doença neurodegenerativa que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. Podendo afetar os neurônios motores, as pessoas diagnosticadas com a doença dificilmente conseguem controlar os seus músculos, vide o caso mais famoso do físico Stephen Hawking.

 Stephen Hawking

Procurando outras opções do que – apenas – compartilhar os vídeos dos famosos se molhando, decidimos separar algumas instituições que recebem doações para o tratamento da doença no Brasil.

A AbrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) é a principal divulgadora da campanha “aquática” no Brasil. Acesse o site para conhecer um pouco mais do projeto e veja como doar!
A Associação Pró-cura da ELA é um projeto com o fim de auxiliar os pacientes diagnosticados com a doença, mas também ajudando seus familiares. Para se cadastrar, conhecer e apoiar o projeto que ajuda inúmeras famílias, acesse esse link.
O IPG – Instituto Paulo Gontijo é uma das principais associações do país em termos de pesquisa da doença, entrando aqui você poderá deixar sua doação! Veja o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o trabalho do instituto!


Daqui.
Imagens daqui: www.marceloabdon.com.brwww.estimulacaoneurologica.com.br

Um comentário:

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Muito bom Soninha, além de nos esclarecer, você divulga a campanha, excelente,bjos Luconi

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...