Seguidores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Distonia: você sabe o que é isso?



Distonia  é um termo que define um grupo de doenças caracterizadas por espasmos musculares involuntários que geram movimentos e posturas anormais de determinada parte ou de todo o corpo.
Existem quatro tipos distintos de distonia. São elas:
  • Distonia focal: acomete apenas uma região do corpo, como os olhos, o pescoço ou as mãos.
  • Distonia segmentar: acomete duas partes próximas, como pescoço e um braço, por exemplo.
  • Hemidistonia: acomete um lado inteiro do corpo.
  • Distonia generalizada: afeta o corpo todo.
Normalmente, a etiologia é desconhecida. Há hipóteses que sugerem que os movimentos anormais resultam de uma disfunção de uma parte do cérebro, denominada núcleos da base (gânglios da base). Em determinadas situações, quando os núcleos da base param de funcionar corretamente, ocorre contração excessiva e involuntária de alguns músculos levando a movimentos e posturas distônicas.
Há quem defenda que esta afecção é causada por hiperatividade em algumas áreas do cérebro, como tálamo, córtex cerebral e gânglios basais (ou gânglios de base).
A distonia crônica apresenta origem genética. Esta afecção também pode ser conseqüência de hipóxia cerebral, intoxicação por certos metais pesados, reação a determinados fármacos, por doenças ou acidentes que levem a lesões em algumas áreas do cérebro, sendo está chamada de distonia secundária.

Por Débora Carvalho Meldau

Fonte

Assista ao vídeo:



O vídeo com a parte 2 teve a incorporação desativada (não pude copiar o código), então você pode assistir clicando aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=rR7XhUESuRc&feature=share&list=ULrR7XhUESuRc















2 comentários:

chica disse...

Interessante saber!! Triste!! beijos,chica

Unknown disse...

Caros,

Gostaria de dividir com vocês a comunidade Distonia Brasil Centro Norte.

https://www.facebook.com/DistoniaBrasilCentroNorte?fref=ts

Os portadores de espasticidade e distonias, doenças que levam a posturas involuntárias, muitas vezes dolorosas e estigmatizantes, tem dificuldades em conseguir ajuda. A maioria deles conseguem suporte em centros médicos das grandes cidades do Brasil. Nas regiões centro-oeste e norte do pais, os centros e os especialistas formados para o tratamento dessa condição são mais escassos. É por tal motivo que criamos essa página. Procuramos fornecer ajuda por meio de tratamento e informações aos portadores de espasticidade e distonia residentes em locais afastados dos grandes centros médicos do sul e sudeste brasileiros.

Desenvolvemos a Unidade de Tratamento de Distúrbios do Movimento e Toxina Botulínica, no Hospital Anchieta - Clínica Unineuro - Taguatinga/DF, com a finalidade de aproximar neurologistas especialistas em distúrbios do movimento para a nossa região e assim oferecer tratamento especializado nessa doença.

http://www.unineuro.com/portal/

Peço a sua ajuda para difusão.

Coloco-me à disposição.

Miguel Cesar Merino Ruiz.
Neurologia Clínica/Distúrbios do Movimento

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...