Distonia é um termo que define um grupo de doenças caracterizadas por espasmos musculares involuntários que geram movimentos e posturas anormais de determinada parte ou de todo o corpo.
Existem quatro tipos distintos de distonia. São elas:
, denominada núcleos da base (gânglios da base). Em determinadas situações, quando os núcleos da base param de funcionar corretamente, ocorre contração excessiva e involuntária de alguns músculos levando a movimentos e posturas distônicas.
Há quem defenda que esta afecção é causada por hiperatividade em algumas áreas do cérebro, como tálamo, córtex cerebral e gânglios basais (ou gânglios de base).
A distonia crônica apresenta origem genética. Esta afecção também pode ser conseqüência de hipóxia cerebral, intoxicação por certos metais pesados, reação a determinados fármacos, por doenças ou acidentes que levem a lesões em algumas áreas do cérebro, sendo está chamada de distonia secundária.
Por Débora Carvalho MeldauExistem quatro tipos distintos de distonia. São elas:
- Distonia focal
: acomete apenas uma região do corpo, como os olhos, o pescoço ou as mãos. - Distonia segmentar: acomete duas partes próximas, como pescoço e um braço, por exemplo.
- Hemidistonia: acomete um lado inteiro do corpo.
- Distonia generalizada: afeta o corpo todo.
Há quem defenda que esta afecção é causada por hiperatividade em algumas áreas do cérebro, como tálamo, córtex cerebral e gânglios basais (ou gânglios de base).
O vídeo com a parte 2 teve a incorporação desativada (não pude copiar o código), então você pode assistir clicando aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=rR7XhUESuRc&feature=share&list=ULrR7XhUESuRc
2 comentários:
Interessante saber!! Triste!! beijos,chica
Caros,
Gostaria de dividir com vocês a comunidade Distonia Brasil Centro Norte.
https://www.facebook.com/DistoniaBrasilCentroNorte?fref=ts
Os portadores de espasticidade e distonias, doenças que levam a posturas involuntárias, muitas vezes dolorosas e estigmatizantes, tem dificuldades em conseguir ajuda. A maioria deles conseguem suporte em centros médicos das grandes cidades do Brasil. Nas regiões centro-oeste e norte do pais, os centros e os especialistas formados para o tratamento dessa condição são mais escassos. É por tal motivo que criamos essa página. Procuramos fornecer ajuda por meio de tratamento e informações aos portadores de espasticidade e distonia residentes em locais afastados dos grandes centros médicos do sul e sudeste brasileiros.
Desenvolvemos a Unidade de Tratamento de Distúrbios do Movimento e Toxina Botulínica, no Hospital Anchieta - Clínica Unineuro - Taguatinga/DF, com a finalidade de aproximar neurologistas especialistas em distúrbios do movimento para a nossa região e assim oferecer tratamento especializado nessa doença.
http://www.unineuro.com/portal/
Peço a sua ajuda para difusão.
Coloco-me à disposição.
Miguel Cesar Merino Ruiz.
Neurologia Clínica/Distúrbios do Movimento
Postar um comentário