Seguidores

domingo, 25 de março de 2012

Homenagem a Chico Anysio

risadaria chico cartunistas (Foto: Reprodução/TV Globo)

O festival de humor Risadaria, que acontece em São Paulo até este domingo (25) e é considerado o principal do gênero no país, abriu um espaço para os fãs prestarem homenagem a Chico Anysio. Depois de ter feito um minuto de silêncio nesta sexta-feira (23), dia da morte do humorista, aos 80 anos, o evento deixou que seus frequentadores escrevessem mensagens num mural no interior do Pavilhão da Bienal.
"Ontem [sexta] eu fiquei muito emocionado. Deu no jornal, [em] edição extraordinária [a notícia da morte], quase que eu chorei", lembrou-se o aposentado Domingos dos Santos, um dos fãs que prestaram homenagem a Chico Anysio neste sábado, dia em que o corpo do comediante estava sendo velado no Theatro Municipal do Rio.

Os admiradores mais jovens do criador de mais de 200 personagens também deixaram sua marca no mural. "Acompanho ele desde a 'Escolinha do Professor Raimundo'", disse o analista de sistemas Cláudio Paiva. "Uma pessoa que sempre me fez sorrir, desde criança." O publicitário Alan Bruno Francisco citou o mesmo personagem ao falar de Chico Anysio: "Todo mundo vai lembrar, o professor lá [dizendo]: 'E o salário, ó... Acho que essa é a frase que vai ficar mesmo ".

Caricaturas

Além de criar o mural, os organizadores do Risadaria - que em sua primeira edição, em 2010, teve como homenageado justamente Chico Anysio - pediram a mais de 300 caricaturistas que fizessem desenhos do humorista. Os artistas deveriam retratar o personagem que consideravam mais querido dentre os criados pelo comediante.
"E agora estamos com o sorriso amarelo, mas continuando o show, porque é o que o Chico Anysio certamente quereria", afirmou Paulo Bonfá, idealizador do festival.

Já o estudante Igor Augusto, de 17 anos, outro dos que escreveram mensagens no mural, comentou que, desde criança, descrevia para os pais, que são cegos, as cenas dos programas de Chico Anysio. "Eu narrava como ele estava vestido, e as caricaturas que ele fazia. Eram muito engraçadas, e emocionava eles, e a mim", explicou o adolescente. "Sempre tentei ajudar ao máximo meus pais a entender as expressões do Chico Anysio."

A economista Simone Moura também comentou sua admiração pelo humorista: "Estou sempre falando 'vapt, vupt', estou sempre usando algumas expressões que vão ficar para sempre com a gente. É impossível esquecer. E hoje eu vejo meu filho falando 'vapt, vupt'. Fica no coração da gente".

Daqui.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...