Seguidores

sexta-feira, 1 de julho de 2011

DIFERENÇAS ENTRE DIET, LIGHT E ZERO





Especialistas explicam as diferenças entre alimentos diet, light e zero:

Endocrinologista Alfredo Halpern.
Nutricionista Amanda Poldi
Do G1, em São Paulo


Produtos light, diet e zero costumam causar confusão na hora da compra. E as opções aumentam a cada dia. Afinal, qual deles não contém açúcar, gordura e ajuda a emagrecer? O que é mais indicado para cada caso? Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos light ou diet podem ser tão ou mais calóricos que os normais.
Para tirar essas dúvidas frequentes, o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Amanda Poldi, diretora do departamento técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e uma das maiores especialistas em rotulagem do país.

Segundo Amanda, é fundamental prestar atenção nos rótulos e nas porções consumidas. E um mesmo produto pode ser light, diet e zero, já que uma categoria não exclui a outra. Por isso, deve-se verificar qual é o ingrediente que está tornando determinado alimento reduzido ou ausente de algo.
Os itens light apresentam uma diminuição de 25% em algum componente se comparado com o original. Podem ser calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outros nutrientes. Na pipoca light, por exemplo, a diferença de calorias, gorduras e carboidratos é pequena. A margarina tem menos da metade das gorduras e calorias que a normal. Já o sorvete light é feito com menos carboidratos e quase metade das calorias, porém concentra mais que o dobro de sódio.

Light, diet e zero (Foto: Arte/G1)

Alimentos zero são os que contêm uma quantidade não significativa de algum item em relação ao tradicional. O refrigerante light ou zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior.
O diet, por sua vez, é recomendado para dietas especiais, como a de pacientes diabéticos. Costuma ter menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio. Entre o chocolate light e diet, por exemplo, a diferença é pequena: o diet contém mais gordura e carboidrato que o normal, e pode ser mais calórico. Já o zero não tem açúcar nem lactose, além de menos calorias e carboidratos.
Segundo Halpern, 1 grama de gordura concentra 9 calorias, contra 4 calorias em 1 grama de carboidrato. O especialista também recomendou conferir sempre o valor energético dos produtos e não exagerar, pois aí os benefícios se perdem e pode haver o efeito contrário.

DAQUI!



2 comentários:

Mariazita disse...

Querida Soninha
Hoje chegou a vez de vir conhecer este seu blog.
Estive fazendo uma lista de todos, e anotei os que já visitei. Assim, acabarei por conhecê-los todos...
Á exemplo do que fiz nos outros blogs, já levei o selinho e coloquei na minha «COLECÇÃO».

Gostei deste post. Achei muito interessante e esclarecedor. E útil:)

Bom final de semana. Beijinhos

Anne Lieri disse...

Precisamos mesmo prestar atenção nesses detalhes na hora de comprar os produtos!Bem esclarecedor esse artigo!bJS,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...