Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

Soja


A soja pode prevenir câncer, doenças cardiovasculares, TPM e osteoporose


Considerada um alimento funcional, a soja é fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, além de fornecer nutrientes ao organismo

Rica em proteínas, a soja é capaz de substituir a carne na alimentação e, ao mesmo tempo, assegurar uma dieta livre de colesterol e gordura saturada. Associada à prática de exercícios físicos regulares, a ingestão de soja ajuda a controlar a obesidade e reduz o risco de muitas doenças como complicações cardiovasculares, cânceres, osteoporose e diabetes.

Segundo estudos da Universidade de Michigan (EUA), o consumo de soja pode prevenir o câncer de cólon. Pesquisas com ratos mostraram que a leguminosa auxilia na diminuição em 70% os índices de câncer de próstata, além de aprimorar a longevidade, possuindo efeitos benéficos nos cânceres de bexiga e intestino. Algumas substâncias presentes nos grãos de soja, auxiliam na prevenção e controle desse tipo de doença. Dentre esses compostos estão os inibidores de proteases (inibidores de tripsina), as saponinas e o aminoácido metionina.

A soja orgânica retém todas as propriedades da soja comum sendo mais sadia, livre de agrotóxicos e sua produção não contamina o meio ambiente. O consumo diário pode reduzir a pressão arterial e as ondas de calor da menopausa, porque os grãos são ricos em isoflavonas, que são fitoestrógenos que se ligam aos receptores estrogênicos das células, evitando o surgimento de sintomas indesejáveis da tensão pré-menstrual e do climatério.

Com uma série de vantagens em relação às outras fontes de proteína vegetal, ela possui elevado teor de proteínas (38% a 42%) de baixo custo e de excelente qualidade, como também as isoflavonas, que auxiliam na redução do colesterol sangüíneo. A ingestão diária de 25 gramas de proteína de soja reduz acentuadamente o colesterol total. A Federação Mundial de Cardiologia confirma que o consumo de proteína de soja faz bem ao coração, controlando os níveis de colesterol e prevenindo doenças crônicas.

Pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA) concluíram que, em experimentos com animais, as proteínas e as isoflavonas da soja alteram favoravelmente o metabolismo do cálcio para a formação da matriz óssea, e também apresentam um efeito protetor contra as perdas de cálcio do organismo.

Exportação

Além de saudável, a soja é lucrativa, tanto aos produtores nacionais, quanto aos importadores estrangeiros. Assim, à medida que o mercado se expande, cresce também a participação do Brasil. O comércio de soja caminha para sua era mais promissora, contribuindo para o desenvolvimento da produção brasileira.


http://www.gastroonline.com.br/asp/nutricao_texto.asp?idtexto=3703


IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto e consumo leite de soja quase diariamente!

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...