Seguidores

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 e os 10 melhores e 10 piores filmes que já venceram o Oscar





Nem sempre o Oscar representa a opinião geral sobre uma determinada produção, já que aquilo que agrada à Academia não necessariamente cai nas graças do público da mesma maneira.

 Com a proximidade da premiação mais importante do cinema mundial, o site especializado na área Rotten Tomatoes colocou todos os longas-metragens já premiados na categoria de melhor filme em ordem de aprovação do público e da crítica, incluindo "Aurora" (1927), ganhador da extinta estatueta de "melhor produção única e artística", na época, tão prestigiada quanto a primeira. A seguir, você confere quais são os 10 primeiros e os 10 últimos.



 

  1º - “O Poderoso Chefão” (1972)

 Aprovação dos críticos: 100%
 Aprovação do público: 97%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: 

 “Um dos maiores sucessos da crítica e comerciais de Hollywood, ’O Poderoso Chefão’ acerta em tudo; o filme não só transcendeu expectativas como estabeleceu novos padrões para o cinema americano”. 

 Sinopse: 

 O primeiro filme da trilogia baseada nos livros de Mario Puzo conta a história da família Corleone, chefiada por Don Vito Corleone (Marlon Brando) e envolvida em negócios fora da lei. O filme se passa na Nova York dos anos 40 e traz uma história de traições, ameaças e disputas com outras famílias de mafiosos.




 2º - “A Malvada” (1950)

 Aprovação dos críticos: 100%
 Aprovação do público: 94%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “Inteligente, sofisticado e devastadoramente divertido, ‘A Malvada’ é um clássico de Hollywood que só fica melhor com a idade”.

 Sinopse:

 O filme mostra a trajetória de Eve Harrington (Anne Baxter) desde sua contratação como secretária da estrela da Broadway Margo Channing (Bette Davis) até também se tornar uma mulher famosa no meio artístico.


 

  3º - “Casablanca” (1942)

  Aprovação dos críticos: 97%
  Aprovação do público: 94%

  Avaliação do Rotten Tomatoes: “Uma obra-prima indiscutível e talvez a declaração de excelência de Hollywood sobre amor e romance, Casablanca só tem melhorado com a idade, apresentando performances que definiram a carreira de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman”.

 Sinopse:

 O longa mostra uma história de amor em plena Segunda Guerra Mundial. Tudo se passa na cidade de Casablanca, que serve de rota de fuga para pessoas amedrontadas pelo nazismo. Lá, o americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) dirige uma das mais importantes casas noturnas locais e tenta ajudar refugiados que desejam ir para os Estados Unidos. Em uma dessas empreitadas, ele reencontra Ilsa (Ingrid Bergman), um amor do passado, e tentará ir embora com ela.



 4º - “Sindicato de Ladrões” (1954)

 Aprovação dos críticos: 100%
 Aprovação do público: 93%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “Com sua performance eletrizante no instigante e habilmente construído melodrama de Elia Kazan, Marlon Brando redefiniu as possibilidades de atuação para cinema e ajudou a alterar permanentemente a paisagem cinematográfica”.

 Sinopse:

 Estrelado por Marlon Brando no papel de Terry Malloy, o filme mostra as tramas da gangue de Johnny Friendly (Lee J. Cobb) para cometer crimes em Nova York. Em uma delas, o gângster contrata Malloy para silenciar Joey Doyle (John F. Hamilton), que sabia demais sobre as atividades criminosas do grupo. Enquanto a identidade do assassino é investigada, Malloy conhece Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã da vítima, com quem estabelece uma relação difícil de definir.




 5º - “Sinfonia de Paris” (1951)

 Aprovação dos críticos: 98%
 Aprovação do público: 77%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “O enredo pode ser problemático, mas essas preocupações se tornam supérfluos pelo poder das estrelas Gene Kelly e Leslie Caron, pelas canções clássicas dos Gershwin e pela direção simpática e colorida de Vincente Minnelli”.

 Sinopse:

 A história de “Sinfonia de Paris” gira em torno de três amigos que se esforçam para procurar emprego na capital francesa e sua relação se torna mais delicada após dois deles se apaixonarem pela mesma mulher.

 

  6º- "E o Vento Levou" (1939)

  Aprovação dos críticos: 96%
  Aprovação do público: 91%

  Avaliação do Rotten Tomatoes: “Filmado e apresentado em uma escala nunca vista em produções modernas, ‘...E o Vento Levou’, se não é o filme definitivo de Hollywood, certamente está perto do topo da lista”.

  Sinopse:

A Guerra Civil Americana é o contexto histórico em que se passa “...E o Vento Levou”, que conta a história de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh), jovem bela e teimosa que vive diversas provações por causa da guerra e por conta de seu amor adolescente por Ashley (Leslie Howard).





  7º - “Rebecca - A Mulher Inesquecível” (1940)

  Aprovação dos críticos: 100%
  Aprovação do público: 91%

  Avaliação do Rotten Tomatoes: “O primeiro filme americano de Alfred Hitchcock (e seu único vencedor do Oscar de melhor filme), ‘Rebecca’ é uma obra-prima de atmosfera de assombração, arrepios góticos e suspense emocionante”

 Sinopse:

 Uma bela jovem (Joan Fontaine) parece ter tirado a sorte grande quando se casa com o rico “Maxim” de Winter (Laurence Olivier), se não fosse por um detalhe: as lembranças da primeira esposa de seu marido, já falecida, não o deixam em paz. Na medida em que o tempo passa, ela descobre mais e mais segredos sobre o passado do companheiro.


 

 8º - “Aconteceu Naquela Noite” (1934)

 Aprovação dos críticos: 98%
 Aprovação do público: 92%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “Capturando o melhor de suas estrelas e diretor, ‘Aconteceu Nauela Noite’ permanece insuperável pelas inúmeras comédias românticas que inspirou”.

 Sinopse: Essa comédia romântica mostra a inesperada aproximação de Peter Warren (Clark Gable) e Ellie (Claudette Colbert). Ele é um jornalista desempregado e ela é a filha de milionário que foge para longe do pai por ele não gostar de quem a moça escolheu para se casar. Warren passa a enxergar nela a possibilidade de uma boa matéria, mas essa relação mudará com o tempo.


 

  9º - “Lawrence da Arábia” (1962)

 Aprovação dos críticos: 98%
 Aprovação do público: 91%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “O épico de todos os épicos, ‘The epic of all epics, ‘Lawrence da Arábia’ consolida o status do diretor David Lean no panteão da cinematografia, com quase quatro horas de âmbito grande, performances brilhantes e bela cinegrafia”.

 Sinopse:

 Por meio de flashbacks, este longa-metragem mostra a trajetória de T.E.Lawrence (Peter O'Toole), tenente do exército inglês que atuou na África durante a Primeira Guerra Mundial e desempenhou um importante papel na união de tribos árabes contra turcos.


 

 10º - “O Poderoso Chefão – Parte II” (1974)
 Aprovação dos críticos: 98%
 Aprovação do público: 96%

 Avaliação do Rotten Tomatoes: “Baseando-se em fortes desempenhos de Al Pacino e Robert De Niro, a continuação de Francis Ford Coppola da saga de máfia de Mario Puzo estabelece novos padrões para as sequências que ainda estão para ser lançadas”.

 Sinopse:

O segundo filme da trilogia mostra o início dos tempos em que Micheal (Al Pacino), filho mais novo de Vito (Marlon Brando), passa a ser o novo Don Corleone e a tocar os negócios ilegais da família. Ao mesmo tempo, a produção volta ao passado e mostra como Vito chegou aos Estados Unidos e criou sua rede de contatos e “afilhados” que o transformaram no poderoso homem que foi.

 Os filmes considerados os dez piores e os links, caso você queira assistir aos trailers:

 76º “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1956)

 Aprovação dos críticos: 73%
 Aprovação do público: 52%

 http://youtu.be/fEqkeNTLrcM

 77º - “Forrest Gump – O Contador de Histórias” (1994)

 Aprovação dos críticos: 70% 
 Aprovação do público: 93%

 http://youtu.be/P0oNzk3LhHk

 78º - “O Bom Pastor” (1944
)
 Aprovação dos críticos: 71%
 Aprovação do público: 78%

 http://youtu.be/ecjzal-wlKQ 

 79º - “Cavalgada” (1933)

 Aprovação dos críticos: 71% 
 Aprovação do público: 32%

 http://youtu.be/BGrTyHQ6i1A

 80º - “Émile Zola” (1937)

 Aprovação dos críticos: 70%
 Aprovação do público: 71%

 http://youtu.be/amzBvREXtzk

 81º - “Ziegfeld - O Criador de Estrelas” (1936)

 Aprovação dos críticos: 59% 
 Aprovação do público: 58%

 http://youtu.be/vf7Nzv0HFO0

 82º - “Entre Dois Amores” (1985)

 Aprovação dos críticos: 57%
 Aprovação do público: 83%

 http://youtu.be/iaX8SNKSy7I 

 83º - “Cimarron” (1931)

 Aprovação dos críticos: 50% 
 Aprovação do público: 30%

 http://youtu.be/NrAA7nnpC9M

 84º - “O Maior Espetáculo da Terra” (1952)

 Aprovação dos críticos: 39%
 Aprovação do público: 60%

 http://youtu.be/BeRTEiGRbw8

 85º - “Melodia na Broadway” (1929)

 Aprovação dos críticos: 38% 
 Aprovação do público: 30%

 http://youtu.be/1pzVm6nm4xM

Daqui:
exame.abril.com.br


 Quer saber quais filmes foram considerados os melhores de 2012, clique aqui:
Exame.com



 Quer ver ou rever a Cerimônia do Oscar 2013? Acesse: oscar.go.com


























2 comentários:

Lilá(s) disse...

Concordo com os que conheço mas, alguns passaram-me ao lado...
Bjs

Anne Lieri disse...

Sempre há uma discordancia entre publico e critica.Sinfonia em Paris parece não ter agradado tanto o publico e mais a critica e eu acho um filme tão bonito!Boas curiosidades!bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...