Seguidores

domingo, 28 de novembro de 2010

Natal como fonte de lucro


Depois de muito tempo celebrando o Natal como o nascimento de Jesus Cristo, há cerca de um século ,a festa começou a se tornar uma forma de aquecer o mercado consumidor num período em que não havia muitas vendas, devido as festas de final de ano, no hemisfério norte, ou pelas férias, no hemisfério sul. Desta forma, a celebração do Natal surge cada vez mais como uma ferramenta de marketing, pelo incentivo ao consumo neste que é o feriado mais rentável para estabelecimentos comerciais nos países predominantemente cristãos, embora a comercialização no período atinja também países como China, Japão e nações árabes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as semanas que antecedem o Natal chegam a representar 70% da venda anual de boa parte dos varejistas. No Brasil, a data é também a melhor época para o comércio, esperada o ano todo como forma de recuperar o movimento mais baixo de outros períodos. A liberação da primeira parcela do 13º salário, que por lei deve acontecer até o dia 30 de novembro, marca também a abertura da temporada de compras, gerando grande expectativa de aumento das vendas. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), somente em 2007, o 13º salário injetaria R$ 64 bilhões ou quase 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia.


Em 2006, esse aumento chegou a 15% nos shoppings centers, em relação ao ano anterior. Influenciam fatores como a ampliação da oferta de crédito, extensão dos parcelamentos e o bom desempenho do mercado, que faz as pessoas acreditarem que podem gastar mais quando otimistas em relação à economia. É nessa época também que empresas treinam e contratam novos funcionários para funções temporárias, já que há uma maior diversificação dos produtos.

Entre os itens que mais vendem no Natal brasileiro estão os eletroeletrônicos, por representarem compras de maior valor e apelo à produtos novos e modernos. Mas é nas decorações e promoções, que desde o mês de outubro invadem vitrines de lojas e ruas, onde mais se apela para o desejo de compra do consumidor. Shoppings centers já começam a operar em horários estendidos no mês de dezembro, a montar decorações natalinas (e a famosa vila do Papai Noel, que costuma receber os pedidos das crianças), enquanto sorteiam brindes e viagens a partir das notas das compras.

Nas ruas, fachadas e árvores são decoradas com luzes e alguns locais contam com a apresentação de corais. Na cidade de São Paulo, a prefeitura leva visitantes no passeio “Natal Iluminado” para ver os pontos mais enfeitados nas regiões da avenida Paulista, Jardins e Ibirapuera. Algumas atrações chegam até a incluir show com neve artificial.

Você sabia - Que o 13º salário, ou gratificação de Natal, é algo brasileiro, instituído por uma lei de 1962? Pela lei, todo empregado, incluindo o rural, doméstico e o avulso, tem direito a uma gratificação correspondente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado. A base de cálculo da remuneração é a devida no mês de dezembro do ano em curso, e esta deve ser paga em duas parcelas, uma até o último dia de novembro e outra até 20 de dezembro.




­Amigo secreto e caixinha


O famoso Amigo Secreto ou Amigo Oculto é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano, e comum entre colegas de trabalho, escolas, e familiares. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos e nela, cada participante tira um papel com o nome de outro participante, a quem presenteia somente no dia da brincadeira, incentivando os outros a adivinharem quem é o escolhido.

Outra forma de presentear informalmente instituída no Brasil é a conhecida ‘caixinha de Natal’, em que funcionários e pessoas que prestam algum serviço no dia-a-dia das famílias, recebem uma gratificação em dinheiro por seu trabalho. Muitos prestadores de serviço, no entanto, costumam pressionar as pessoas para receber a caixinha. A prática deve ser rechaçada, já que muitos deles também recebem 13º salário.

___________________________
Fonte:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Muito interessante post!As vendas aumentam e o trabalho dos vendedores tb e nem sempre eles recebem como deveriam pelas horas extras e tudo mais!Bjs,

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...