Seguidores

domingo, 6 de junho de 2010

Valores Humanos

Posted by Picasa

O mercado nos diz que quem possuir a decantada empregabilidade, está com grandes chances de se manter na ativa. Jornais, revistas e livros indicam o novo perfil do profissional do futuro. Os profissionais do assunto relatam sempre os fatores-chave de sucesso empresarial para quem quiser.

Tudo muito bom, coerente e preciso. Mas quem se lembra que antes do profissional, vem o homem? Alguém se recorda que valores humanos são mais poderosos e valiosos que indicadores de um melhor desempenho?

É muito bom dominar dois idiomas e dominar a tecnologia. Mas isso dá mais condição ao ser humano do que ética, honestidade e outros valores semelhantes? Dá mais qualidade de vida e integridade?

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.

A vivência dos valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade.

Para um profissional/homem conduzir com sucesso (que é um conceito relativo à cada um) a sua vida, tem de percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e a sua trajetória por este mundo.

Entendo que os principais sejam : honestidade, verdade, justiça, ética, disciplina, integridade, paz (auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação e desapego) e amor.

Ter as dimensões da saúde respeitadas e harmonizadas, passa a ser o grande aliado dos valores humanos de cada um. Saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira equilibradas e integradas sem atropelo.

Pense um pouco nisso, quando falar de empregabilidade, antes de sair correndo atrás de idiomas, tecnologia ou outras formas de preparo profissional. Pense em você inteiro e holístico, pense como amigo, como mentor e como cidadão. A responsabilidade de lembrar de você, é somente sua, de ninguém mais.

“ O maior crescimento é o processo de dar à luz a si mesmo”.

Luiz Alvarenga Torres

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em número,gênero e grau mas ñ é amada o q o mercado pede.
Um beijo e um lindo domingo.

Anônimo disse...

É verdade,Soninha!Cada vez mais valorizam menos os valores e mais a tecnologia,as competencias...e o ser humano onde fica?ótimo post!Bjs,

Verena disse...

Amiga,
È isso aí...
Mas hoje em dia, poucos se importam com honestidade, ética,compreender, saber ouvir, ter paciência...
Ótimo texto
Parabéns!
Beijinhos carinhosos
Verena

Loira disse...

concordo, mas coloco algumas restrições.
bjos.

Related Posts with Thumbnails

Clique na imagem e...